Essas manchas são chamadas de fitofotomelanose e devem ser tratadas para não se tornarem permanentes. Porque o limão causa queimaduras e manchas? A queimadura de limão é uma mancha com tonalidade marrom causada por uma manifestação alérgica, a fitofotomelanose. Geralmente acomete a região das mãos, braços e boca, visto que são locais mais propensos ao contato com o limão em até 24 horas após a exposição. A lesão é causada por uma substância chamada bergapteno, que está presente na casca, suco de frutas verdes e na raiz. O bergapteno, ao ter contato com o organismo, é absorvido pelas camadas externas e intermediárias da epiderme, absorvendo radiação solar que provoca inflamações na pele. O formato da mancha depende da superfície de contato do suco in natura da fruta ou planta. A coloração também varia conforme a quantidade de suco em contato com a pele, variando do vermelho ao marrom. Há casos em que a quantidade de suco em contato com a pele é tão grande que atinge a camada mais profunda do tecido (derme), provocando manchas vermelhas, ardor e bolhas. Além do limão, outras frutas podem manchar a pele, quando associadas aos raios UV, como:
Tangerina
Kiwi
Abacaxi
Maracujá
Lima da Persa
Toranja
Figo,
Castanha do caju
Leite da casca da manga
Aipo
Coentro
Cenoura
Erva-doce
Salsa
Nabo
É possível previnir a queimadura, lavando o local em contato com a fruta antes de se expor ao sol.
Se a mancha já está presente, algumas medidas podem evitar que se agravem ou tragam problemas posteriores:
Lave a pele com água e sabão
Lavar a Região com água fria e sabão neutro e movimentos leves, para retirar quaisquer resquícios do suco. A água quente pode agravar a inflamação.
Aplique uma compressa fria ou gelada
A compressa gelada diminui a inflamação e atenua os efeitos da substância, reduzindo as manchas.
Passe protetor solar na pele Use o filtro solar com FPS 30 ou 50, na região e em toda área exposta ao sol. Ele evitará que os raios UV continuem queimando a região inflamada, assim a mancha não piora, e se evita que surjam novas queimaduras graves. Use uma pomada reparadora Pomadas que ajudam a reparar a epiderme, como aquelas que apresentam em sua composição corticóides, também podem ser usadas após a diminuição da inflamação. Elas possuem agentes que auxiliam na cicatrização, evitando o surgimento de manchas definitivas. Use as pomadas 2 a 3 vezes por dia. Evite a exposição ao sol Evitar que a mancha seja exposta ao sol é um cuidado básico para prevenir o agravamento, visto que os raios UV (mesmo sem a presença do suco) podem continuar irritando a epiderme. Ao sair durante o dia, cubra a região por pelo menos um mês após o ocorrido. O que fazer para manchas mais antigas? No caso das manchas causadas por limão presentes na pele por muitos dias ou meses, será necessário procedimentos mais específicos podendo incluir além de clareadores a aplicação de laser e LIP ( luz pulsada) para remover as manchas de forma segura. Quando é necessário procurar o médico? Surgimento de bolhas; Vermelhidão que se agrava com o tempo; Aumento de tamanho mesmo sem exposição ao sol; Dores ou queimação intensa na região; Manchas que demoram mais de um mês para clarear.
Comments